Áreas de pesquisas

As pesquisas que desenvolvemos sempre envolvem nanomateriais. Seja como material de reforço mecânico, seja como catalisador de reações químicas. Muitas vezes modificamos os grupos químicos que estão na superfície das nanopartículas para a adequação à proposta de utilização. Em cada área de pesquisa tem um dos nossos papers  representativo.
 
Reforço mecânico

 

Nanotubos de Carbono (CNT), óxido de grafeno (GO) e partículas inorgânicas tem sido usadas como nanocargas CNT foram inseridos em resina epoxídica e polietileno de alta densidade (PEAD) para a melhoria de suas propriedades mecânicas. 

Funcionalização 

 

As partículas nanométricas apresentam forte interação superficial, fazendo com que se agreguem muito facilmente.  Com a agregação deixam de ter as propriedades de uma nanopartícula, comportando-se com partícula convencional. A funcionalização faz com que as partículas interajam fortemente com o meio onde estão dispersas. Evitando a agregação e aumentando a interação com o meio, quer seja um polímero, uma cerâmica ou mesmo um meio líquido. 

 

Sol-Gel

Sol-Gel é um método de obtenção materiais, principalmente os cerâmicos, em escala nanométrica. O método parte da preparação dos precursores dispersos no meio líquido (sol). Um lento processo de agregação leva à formação de um. Esse método é muito útil para síntese de materiais multielementares, uma vez que é possível a preparação de sol com um dos componentes e dissolver os outros componentes lnessa dispersão. 

Cristalização

Temos estudado a cinética de cristalização de materiais cerâmicos e poliméricos, através de métodos isotérmicos e temperatura variada. A cinética de cristalização é fortemente influenciada pela presença de nanopartículas. Essas partículas normalmente atuam como núcleos de cristalização, diminuindo a energia de ativação do processo de nucleação. Portanto, a presença dessas partículas alteram a quantidade de núcleos, a temperatura de cristalização e o hábito de crescimento. 

Fotocatalisadores

 

Catalisadores são substâncias que aceleram reações químicas sem participar da reação global. Foto catalisadores são aqueles que se excitam na presença de luz ou ultrassom para acelerar  reações químicas. Temos estudado o processo de degradação de substâncias químicas e a síntese de foto/sono catalisadores.

 

© 2017 - Página pessoal do Prof. Gilmar P Thim

SIGA-NOS:

  • w-facebook